O que é insônia? Como podemos evitá-la?

post_Insonia

 

Dr Agnaldo Carlesse, especialista em Medicina do Sono
Dr Agnaldo Carlesse, especialista em Medicina do Sono

Com a chegada da eletricidade, a vida cotidiana sofreu uma brusca mudança. Podemos dizer que a luz elétrica foi um marcador de costumes e hábitos na sociedade. As pessoas adotaram comportamentos mais agitados, ficando mais tempo fora de casa; bares e restaurantes passaram a fechar mais tarde, com refeições que podem ser consumidas até tarde da noite e bebidas expostas em grandes estantes iluminadas.

Juntamente com a eletricidade vieram avanços tecnológicos que nos disponibilizaram geladeira, televisão, computador, telefone celular… E a mais fascinante dentre elas: a internet.

Com todos esses avanços, nosso organismo também teve que se adaptar. Consequentemente, surgiram muitas doenças e sintomas, como a insônia, que pode ser definida como dificuldade para iniciar/manter o sono e/ou tipo de sono não reparador.

A insônia atinge de 10% a 40% da população e tem como alguns de seus sintomas sonolência no dia seguinte, alterações de humor, lapsos de memória e dificuldade de aprendizado.

Nosso organismo começa a se preparar para dormir ao entardecer.  Temos um hormônio chamado melatonina, responsável por fazer com que nosso cérebro saiba que está na hora de dormir. A melatonina tem secreção baixa durante o dia e alta durante a noite, quando atingimos temperatura corporal mais baixa, e alcança o pico de concentração entre 2 e 4 horas da madrugada.

Outros fatores do dia a dia contribuem para a insônia, como estresse, ansiedade, problemas familiares, etc. Confira algumas dicas para evitar noites acompanhadas por esse mal tão comum nos dias atuais.

1 – Ao entardecer, comece a diminuir os estímulos luminosos. Deixe alguns lugares da casa com luz apagada. Além da economia de energia elétrica, isso gera um alerta para o cérebro de que o dia está acabando e temos que nos preparar para dormir. Se você passa o dia quase todo fora de casa e tem o hábito de acender todas as luzes quando chega – para ter a sensação de que o dia será estendido –, saiba que isso hiperestimula nosso cérebro, atrasando o processo do sono.

2 – Opte por refeições noturnas mais leves. Não exagere nos carboidratos e evite ingerir bebidas alcoólicas.

3 – Utilize o quarto apenas para dormir. Evite responder e-mails ou mensagens de celular na cama.

4 – Não faça refeições na cama e tente não jantar após as 21 horas. Nossa digestão demora de 2 a 3 horas, e isso pode retardar o início do sono.

5 – Tenha hábitos saudáveis e faça exercícios regularmente, a fim de deixar o organismo propício para um bom sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>