Dormir de conchinha: o veredito ortopédico

post_Conchinha

Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Uma noite de sono bem dormida gera muitos benefícios. Quando despertamos, o dia fica até mais alegre. Existem alguns segredos para que se possa dormir bem. Antes de tudo, é necessário estar com a vida equilibrada, tanto física quanto emocionalmente. Também é preciso dormir relaxado. Isso me faz lembrar um grande amigo que sempre se sentava numa poltrona por alguns minutos antes de deitar-se e dizia: “Vou descansar para poder dormir”. Com certeza, trata-se de um hábito a ser seguido.

Alguns casais têm o hábito de dormir de conchinha. E fazem muito bem: vão dormir bem relaxados!

Para quem não conhece, “conchinha” é aquela posição em que um abraça o outro por trás, promovendo contato físico íntimo. Para essa posição acontecer, normalmente o casal também está bem próximo no sentido de “apaixonado”.  O curioso é que para o casal estar “próximo”, naturalmente deve estar relaxado. E se está relaxado, terá uma noite de sono ainda mais agradável. É um ciclo positivo muito interessante e saudável.

Essa posição relaxante acaba agindo como indutora do sono. Estudos indicam que há liberação de hormônios que causam bem-estar quando os casais estão de conchinha, aumentando a sensação de conforto. Ao dormir nessa posição, por estar física e emocionalmente em harmonia, o casal ficará mais relaxado e, consequentemente, terá uma noite melhor de sono.

Lógico que não é possível ficar de conchinha a noite inteira. Além dos movimentos naturais do nosso corpo, realizados de maneira inconsciente, é preciso mudar de posição para buscar mais conforto e ativação da circulação. Sabe aquela sensação de formigamento que ocorre geralmente na mão enquanto dormimos? É porque ficamos muito tempo parados em determinada posição. Por isso, há necessidade de mudança, em geral a cada 2 horas. Quanto à coluna lombar, dormir de conchinha não causa prejuízo – pelo contrário, é até confortável.

Em resumo, fique sabendo que essa posição tão conhecida entre casais apaixonados gera bem-estar, relaxamento e um benefício extra nesta fase do ano: é uma ótima oportunidade para espantar o frio do inverno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>