Alongar ao despertar gera benefícios no seu dia a dia

post_Alongue-seAoAcordar!

Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Quando dormimos, nosso sistema muscular fica relaxado para que haja a reposição energética de todo o desgaste sofrido no dia anterior. Ao despertar, nossa musculatura necessita de um aquecimento para iniciar o dia.

De maneira involuntária, realizamos esse aquecimento com o simples e prazeroso ato de espreguiçar. É um recurso natural que movimenta os músculos, ativa a circulação sanguínea e prepara o corpo para novas atividades. Em outras palavras, trata-se de um alongamento feito de maneira intuitiva tão benéfico que praticamente todos os animais o fazem. É como se estivéssemos espantando a preguiça!

Se você espreguiçar de forma planejada, ajudará o organismo a ter um despertar muito mais saudável. Da mesma maneira que um esportista precisa aquecer o corpo para iniciar sua atividade física, aqueça seu organismo antes de levantar da cama. Para tanto, incorpore o hábito de alongar ao acordar. Além do bem-estar, você passará a ter melhor rendimento nas atividades do dia a dia!

Acordar e logo pular da cama para iniciar a rotina não é recomendado, pois pode causar contratura muscular, dor nas costas e até tontura. O ideal é despertar aos poucos e realizar movimentos leves e progressivos, principalmente das grandes articulações. Além de ativar os músculos, ajudamos a ajustar a pressão arterial após eventual desequilíbrio ocasionado pela diferença das posições (deitado e em pé).

O alongamento é indicado tanto para noites bem dormidas quanto para as mal dormidas. Acordar com dor nas costas, por exemplo, merece um alongamento mais caprichado, especialmente para a coluna. A falta de relaxamento durante o sono deve ser compensada com alongamento para aliviar a tensão. Mas lembre-se: nesses casos é fundamental investigar a causa.

Enfim, assim como ocorre após uma prática esportiva, devemos alongar ao acordar para relaxar a musculatura e aquecer nosso organismo. Com certeza, seus dias passarão a ser mais agradáveis!

Ortobom-Infografico-Especialistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>