Sonolência na gravidez

Foto-Gravida-Dormir-Bem

Dr Agnaldo Carlesse, especialista em Medicina do Sono
Dr Agnaldo Carlesse, especialista em Medicina do Sono

Sonolência excessiva na gravidez ainda gera dúvidas e, às vezes, angústia nas futuras mamães.

Ao contrário do que se pensava até tempos atrás, o sono não é um monstro que se apodera do nosso corpo durante a noite e nos faz sofrer com sensações e emoções fora de nosso controle. Na verdade, trata-se de um estado normal de repouso caracterizado pela supressão da atividade perceptiva e da motricidade voluntária em diversos graus de profundidade.

Por que se tem mais sono na gravidez? Qual o pior período?
No primeiro trimestre da gravidez, o cansaço e o sono têm origem nas alterações fisiológicas e hormonais que o corpo começa a apresentar. Primeiramente, ocorre uma grande variação nos níveis de hormônios. O principal deles é a progesterona. Responsável pela manutenção da gravidez no primeiro trimestre, este hormônio responde por vários efeitos colaterais, como cansaço e sono excessivo, que são quase incontroláveis neste período. É nesta fase que ocorre a implantação do óvulo na parede do útero e a formação da placenta. Soma-se a isso o fato de que o corpo da futura mamãe passa a exigir mais concentração de oxigênio (até 20% a mais que o habitual), tornando a respiração mais rápida e, consequentemente, gerando mais cansaço.

Agora já sabemos o porquê do cansaço e sonolência. O que fazer para melhorar essa situação?
A futura mamãe deve dar uma pausa e descansar quando há um pico dessa sensação. Não é necessário parar para dormir, a fim de evitar a perda do sono à noite.

Essa sensação termina após o primeiro trimestre?
No segundo trimestre de gravidez, o cansaço e o sono excessivo vão diminuindo, e a vida vai voltando ao normal. Vale aproveitar esse período para fazer exercícios e cuidar melhor da alimentação. Aproveite cada minuto da sua gravidez, pois os momentos são únicos e cada dia é uma novidade.

E quais os desafios do último trimestre de gestação?
No terceiro trimestre, devido ao crescimento do bebê e do peso, a futura mamãe começa a ter dificuldades para dormir. Torna-se complicado encontrar a posição adequada na cama devido ao aumento do volume abdominal.

Algumas dicas para dormir bem:

  • Não utilize a cama para cochilar durante o dia: ela deve ser usada apenas para dormir à noite;
  • Não assista TV na cama antes de dormir. O estímulo luminoso pode atrapalhar seu sono;
  • Faça refeições leves no jantar, para seu organismo não ficar sobrecarregado na hora de dormir e você correr o risco de ter insônia ou sensação de mal-estar;
  • Quando cair a noite, diminua a luminosidade da casa apagando o máximo possível de luzes. Além de economizar, você terá uma noite melhor de sono;
  • Ao dormir de lado, experimente utilizar um travesseiro entre os joelhos para alinhar bem o quadril e a coluna.

E lembre-se: após o nascimento do bebê será preciso adaptar seu sono ao dele. Mas aí já é assunto para o nosso próximo encontro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>