Exercícios e prática de esportes durante a gravidez

imagem_blog_gestante

Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Dentre as mais belas situações da vida está, sem sombra de dúvidas, a gravidez. Neste período, a mulher deve redobrar os cuidados com a saúde, pois qualquer problema pode vir a afetar seu filho. Surge então uma questão essencial: como a futura mamãe deve agir em relação à prática de atividades físicas?

Mulheres saudáveis com uma gestação normal devem combinar exercícios regulares durante a gravidez sem grandes preocupações. Afinal, trata-se de um processo puramente fisiológico!

É claro que toda gestante merece atenção individual. Com acompanhamento médico desde o início e eliminando-se qualquer fator de risco, a futura mamãe pode praticar tranquilamente sua ginástica.

Quanto ao ritmo, quem já realizava ginástica pode, em geral, manter a frequência e a intensidade de exercícios durante o primeiro trimestre da gestação, mudando seus hábitos somente a partir do segundo trimestre. Para se ter ideia, já houve atletas que disputaram até Jogos Olímpicos com 4 meses de gestação! Sem dúvida, valem o bom senso e o acompanhamento do obstetra.

E se a futura mamãe nunca praticou ginástica, será que pode iniciar um programa de atividade física durante a gravidez?

A resposta é sim. Pode ir à academia, caminhar e realizar qualquer outra atividade que lhe gere prazer e bem-estar. Praticar ginástica é uma ferramenta de promoção de saúde muito valiosa, e não é diferente para a gestante. Além dos benefícios físicos e sociais que a atividade física proporciona a mãe – como protegê-la do excesso de peso, muitas vezes difícil de controlar –, mantém o tônus muscular, diminui os riscos de dores lombares, reduz o risco de desenvolver hipertensão arterial e diabetes gestacional… E o mais importante: faz muito bem ao bebê!

Já existem estudos que comprovam que bebês de mães que realizaram atividades físicas durante a gestação apresentam mais habilidades neuromotoras durante seu desenvolvimento. Mas atenção: gestantes que não praticavam ginástica antes de engravidar devem planejar muito bem o seu treino. Não é hora de se preparar para correr a São Silvestre, muito menos para ser atleta olímpica!

A ginástica deve ser progressiva, coordenada pelo médico e um profissional da educação física e ter como objetivo manter a saúde. E caso surja qualquer sintoma diferente, deve-se procurar o médico imediatamente.

Assim, futura mamãe, saiba que natação, hidroginástica, caminhada, alongamentos e até musculação são bem-vindos. Você grávida ficará mais bonita ainda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>