Conheça a relação entre sono e exercícios

Você sabia que dormir bem e praticar exercícios são atividades complementares?

A atividade física melhora o sono e dormir bem ajuda a praticar exercícios.

Dormir cerca de 7 a 8 horas por noite pode melhorar os efeitos do exercício físico, já que o metabolismo funciona melhor.

Com isso, a pessoa pode perder mais gordura e ter mais precisão nos movimentos que faz durante a atividade. O contrário também pode acontecer. Quem faz atividade física, na medida certa e no horário certo, pode ter também melhora em alguns aspectos que influenciam na qualidade do sono, como a insônia e a síndrome das pernas inquietas.

Segundo o professor de Educação Física Beto Abrahão, a quantidade de serotonina que o corpo libera é maior pela manhã e ao longo do dia. A serotonina é um hormônio que está envolvido em funções vitais do corpo e é muito importante na regulação do humor e do sono. O exercício durante o dia aumenta a produção dessa substância, que tem um efeito anti-stress e se transforma em melatonina à noite, para que você tenha uma ótima noite de sono. 

Emagreça fazendo exercícios em casa

De acordo com o preparador físico, “Não importa onde você treina, mas sim o que faz e com qual frequência para que o resultado seja efetivo e benéfico”.

Com disposição, dedicação e escolhendo o treino correto, você consegue chegar ao seu objetivo sem perder o foco.

Use roupas adequadas

Modelo de verão, sem dúvida. Pouca roupa e bastante leve. Bermudas, shorts, camisetas também de tecido tipo “dri-fit”, sem colar no corpo, permite a transpiração e melhor controle de temperatura corporal. O tênis, sempre com meia para evitar bolhas produzidas pelo atrito do calçado com a pele.

Veja alguns exercícios que você pode fazer em casa ou de preferência ao ar livre:

CORRIDA PARADA

Durante 60 segundos, corra sem sair do lugar, erguendo os joelhos.

 

corrida parada

 

 

 

 

 

PULAR CORDA

Tente pular corda durante 1 minuto, seguido de um minuto de descanso.

corda

 

 

 

 

 

FLEXÃO DE BRAÇO (OMBROS, PEITORAL, BRAÇOS)

As mulheres preferem apoiar os joelhos. Com as mãos e os joelhos apoiados no chão, faça o movimento de extensão de braços contra o solo, descendo e subindo. Três séries de 15 repetições. Mantenha o abdômen sempre contraído.

flexao

 

 

 

PRANCHA NO SOLO (ABDÔMEN, LOMBAR, COSTAS E TRONCO)

De bruços, apoie os cotovelos e o antebraço no chão. Nessa posição, você deve tentar ficar por 30 segundos.

Relaxe e faça novamente – pode fazer 5 séries.

prancha

 

 

 

 

AGACHAMENTO (COXA E GLÚTEOS)

É importante fazer agachamentos, pelo menos 3 vezes por semana, durante cerca de 20 minutos.

agachamento

 

 

 

 

 

BÍCEPS COM HALTERES (BÍCEPS E OMBRO)

Segure um peso em cada mão, com as palmas viradas para a frente.

Com um braço de cada vez, levante um peso, enrolando o cotovelo e baixando-o novamente depois de uma pequena pausa. Mude de mão depois de completar o movimento. Faça três séries de 15 repetições.

rosca direta

 

 

 

 

 

 

Benefícios do alongamento 

O alongamento deve ser praticado regularmente, antes e depois dos exercícios (15s para cada movimento). É aconselhável, também, incluir uma ou duas sessões de alongamento ao longo da semana, em um momento separado, por oferecer benefícios a longo prazo.

Conheça outros benefícios do alongamento:

Aumenta a flexibilidade

Os alongamentos aumentam a flexibilidade e ajudam a recuperar a que foi perdida com a idade. Dessa forma, melhora o rendimento nas atividades físicas e diárias.

Estimula os órgãos internos

Rins, fígado, intestino e pâncreas são estimulados pela prática do alongamento, o que contribui para amenizar cólicas menstruais em atletas.

Durante o alongamento é normal sentir o músculo esticando, mas é importante não forçar muito para não prejudicar a coluna. Deve-se manter cada posição durante 20-30 segundos, repetir o movimento 3 vezes, ou manter cada posição durante 1 minuto, seguido.

Se sentir alguma dor ou sensação de formigamento, consulte um fisioterapeuta, para que ele indique um tratamento mais adequado.

Quer ver algumas dicas de alongamento? Confira aqui.

Curtiu as dicas? Não deixe de acompanhar essas e muitas outras novidades em nosso blog e redes sociais. Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram. E não esqueça: um bom dia de verão começa com uma boa noite de sono!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>