Horário das atividades físicas e a influência no nosso sono

post_HoraDeSeExercitar

Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

A prática regular de atividades físicas faz bem à saúde. Disso, já sabemos. A novidade é que diversos estudos indicam que também ajuda a obter boas noites de sono, em contraponto aos sedentários, que geralmente apresentam sono mais agitado.

Resta uma pergunta: será que existe horário ideal para praticarmos atividades físicas e, como consequência, passarmos a ter melhores noites de sono? A resposta é sim.

Todos nós conhecemos alguém que possui o hábito de acordar bem cedo para correr ou caminhar. Normalmente, essa “turma da madrugada” já está caindo de sono lá pelas 6 horas da tarde. E há aqueles que preferem se exercitar após o expediente de trabalho, por volta de 7 ou 8 horas da noite, e certamente costumam dormir mais tarde.

Não existe certo ou errado, já que nosso organismo possui alta capacidade de adaptação biológica a diversas situações. A maneira como nosso corpo regula hormônios, metabolismo e outras funções essenciais varia de acordo com a frequência, intensidade, duração e horário que a atividade física é realizada.

Quando nos exercitamos, o organismo libera dois hormônios. Um deles é a endorfina, hormônio do bem-estar que fica em nosso corpo por muito tempo (pelo menos 12 horas), cuja quantidade liberada após o exercício é maior pela manhã e menor à noite. O outro é o cortisol, de curta duração (3 a 4 horas), que causa agitação e nos mantém em vigília para termos energia durante toda a prática. Quanto mais intenso o exercício, mais cortisol é liberado e, consequentemente, mais ficamos agitados e vigilantes.

Isso explica por que é melhor praticar exercícios pela manhã ou à tarde: teremos o restante do dia para o cortisol voltar ao nível normal e estarmos com bons níveis hormonais na hora de dormir. Por sua vez, quem faz ginástica à noite deverá ter um sono agitado. Fique sabendo: até mesmo um atleta olímpico que compete à noite precisa se adaptar previamente, sob pena de ter sua performance prejudicada.

Porém, não deixe de praticar ginástica caso só possa fazê-lo durante o período da noite. Neste caso, escolha atividades mais leves, pois exercícios muito intensos podem causar efeito contrário e atrapalhar seu sono.

Outras dicas para quem só pode treinar à noite:

  • Evite participar de atividades competitivas, pois a agitação tende a aumentar;
  • Faça refeições leves antes de se exercitar, para não necessitar de grande reposição energética após o treino. Isso ajuda a melhorar a qualidade do sono;
  • Caso costume participar da famosa cervejinha com os amigos após o treino ou jogo de futebol, evite o excesso de álcool;
  • Procure manter o horário. Quem está habituado a treinar às 18h e, em determinado dia, exercitar-se às 20h certamente terá seu sono alterado;
  • Se estiver habituado a fazer ginástica pela manhã e num dia tiver que fazer à noite, realize em menor intensidade, a fim de minimizar efeitos no seu organismo.

Agora que você tem a seu dispor todas essas informações, insira devidamente a prática de exercícios na agenda do seu dia a dia e passe a dormir e, até mesmo, viver melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>