Postura de atleta: dicas para a coluna

post_Coluna

Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Segundo estudos, mais de 80% da população teve, tem ou ainda terá dor na coluna em algum momento da vida. Os principais problemas que afetam nossa coluna – lombalgia, escoliose, hipercifose, dores ciáticas, hérnia de disco, dentre outros – podem causar dores terríveis, e quem sofre desses males sabe o quanto são incapacitantes.

Já que estamos respirando ares olímpicos, uma pergunta se faz pertinente: praticar esporte ou exercícios físicos pode causar problemas na coluna? A boa notícia é: isso não é verdade – aliás, se fosse, quantos atletas olímpicos estariam sofrendo agora? Pelo contrário, indivíduos sedentários apresentam mais riscos de sofrer da coluna que aquele que pratica ginástica regularmente.

Mas atenção: se um atleta praticar exercícios de maneira inadequada poderá ter um problema sério. É muito importante treinar com orientação de um profissional e ter cuidado com a postura da coluna. Dessa maneira, o risco de dores na região passa a ser mínimo.

Quais cuidados o atleta deve ter com sua coluna?
Ações preventivas são os melhores remédios. Nesse ponto, o exercício físico é, sem dúvidas, o melhor aliado para não sofrer da coluna. Deve-se treinar de forma programada e de acordo com o limite de cada indivíduo. Por exemplo: de nada adianta um indivíduo obeso, que já sofre com dores na coluna por excesso de peso, praticar ginástica de alta intensidade e muito impacto para perder peso. Neste caso, estará aumentando a sobrecarga em sua coluna e a tendência é que piore seu quadro de dor.

Cuidado com a sobrecarga
Um dos grandes vilões de qualquer lesão osteomuscular em atletas é o excesso de treinamento. E a coluna é uma das primeiras articulações a sofrer com isso. A sobrecarga de treino é extremamente prejudicial. Assim, evite sair da rotina de seus treinos e, principalmente, aumentar volume do treinamento de uma hora para outra. Todos nós temos limites!

Mantenha sua postura!
Muitos pesquisadores acreditam que a coluna ainda não estava preparada para o ato de caminhar de maneira ereta, o que ocorreu com a evolução da espécie humana. Talvez essa seja uma das principais causas dos nossos problemas. E, por isso, manter a postura da coluna tornou-se fundamental.

Para isso, os exercícios de alongamento e fortalecimento são fundamentais (por exemplo, a musculatura da cintura abdominal e do tronco é importante para o bom equilíbrio da coluna lombar). Eles ajudam a evitar uma postura incorreta, impedindo tensões musculares exageradas, desequilíbrios e, consequentemente, as dores.

Principais atividades que contribuem para uma boa postura:

  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Pilates;
  • Alongamento;
  • Musculação moderada.

Treinar sem prejudicar a coluna
Uma das articulações que podem ser mais afetadas durante os exercícios é a coluna lombar. Geralmente isso ocorre por treino inadequado. Para evitar esse mal, seguem algumas dicas:

  • Faça bom aquecimento antes de qualquer atividade física;
  • Termine seu exercício com um bom alongamento. Reserve pelo menos 10% do tempo do treino para alongar;
  • Respeite os intervalos entre um treino e outro. O organismo necessita de repouso para se recuperar. Não queira fazer tudo de uma vez!;
  • Utilize roupas adequadas para exercícios e, em especial, um tênis com bom amortecimento;
  • Procure orientação de um profissional para orientar seu treinamento;
  • Respeite seu organismo. Geralmente a coluna dá sinais de que vai doer. Se isso ocorrer, interrompa a atividade imediatamente.

No caso de você já ter algum problema na coluna, mantenha sua ginástica em dia com exercícios específicos, evitando que a dor progrida ou haja uma recaída. Se ainda tiver dúvidas sobre como se exercitar e proteger sua coluna, procure orientação de um profissional de Medicina do Esporte ou Educação Física. Lembre-se que o exercício físico será sua melhor proteção!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>