A importância do sono para o dia seguinte

post_DiaProdutivo

Dr. Samir Daher, especialista em Medicina do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

O sono é tão importante que passamos – ou deveríamos passar – praticamente um terço de nossas vidas dormindo. Basta observar quem teve uma noite mal dormida para perceber como é sofrido o dia seguinte. Acordar para estudar, trabalhar ou realizar atividade física depois de uma noite de sono ruim é bem desagradável.

Não se deve avaliar apenas o tempo que se dorme, mas também a qualidade do sono. Há pessoas que dormem 4 ou 5 horas muito bem e acordam mais descansadas que outras que tiveram 8 horas mal dormidas. A questão é tão importante que várias doenças já foram relacionadas à qualidade ruim do sono.

O sono é essencial, pois é durante esse período que o organismo recupera as energias gastas no dia anterior. Em outras palavras, é como se a reserva de energia fosse restabelecida durante o tempo em que estamos adormecidos.

O sono auxilia no funcionamento do nosso sistema nervoso. No dia seguinte, após uma noite bem dormida, estaremos mais vigilantes, com bons reflexos, a memória em dia e teremos mais facilidade para aprender e realizar tarefas. Como resultado, apresentaremos melhor rendimento geral.

O corpo durante o sono

Durante o sono há redução do nosso metabolismo e relaxamento muscular. Neste período, alguns hormônios são influenciados, como a insulina, que controla as taxas de glicose no sangue; a grelina, que controla o apetite; a somatropina (ou GH), mais conhecida como hormônio do crescimento; a tiroxina e a tri-iodotironina, hormônios da tireoide que ajudam nosso corpo a manter a pressão sanguínea, o ritmo cardíaco, o tônus muscular e as funções sexuais. Tudo isso explica, por exemplo, porque quem dorme mal tem mais tendência a engordar e não recupera os músculos de forma suficiente para suportar mais uma jornada diária de trabalho, estudo ou exercícios.

Nesta época de Olimpíadas, imagina se um atleta que treinou 4 anos para o momento mais importante de sua vida tiver uma noite de sono mal dormida às vésperas da competição? Seu rendimento certamente cairá, e poderá jogar fora a oportunidade de chegar a uma final e até mesmo ganhar uma medalha.

Alguns motivos que levam a uma noite mal dormida: muita preocupação, ambiente barulhento, excesso de eletrônicos ao longo do dia (especialmente antes de dormir), falta de atividade física, obesidade, alimentação inadequada, colchões e travesseiros desconfortáveis… É importante detectar os fatores que o incomodam e, se possível, fazer por onde alterar seus hábitos.

Lembre-se: dormir bem é fundamental para manter a saúde. Acordar descansado e animado vai fazer com que você aproveite melhor o dia. Não encare o sono como perda de tempo e, ao detectar problemas com seu sono, busque orientações médicas. Viva melhor a sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>