Cochilo (sesta): bom ou ruim?

post_cochilar

Dr Agnaldo Carlesse, especialista em Medicina do Sono
Dr Agnaldo Carlesse, especialista em Medicina do Sono

O ato de dormir por alguns minutos após o almoço originou-se na Espanha e outras localidades da Europa e hoje é costumeiro em países como China, Vietnã, Índia e Brasil (algumas regiões), além de nações do Oriente Médio e até mesmo da África.

A palavra “Sesta”, de origem latina, tem origem na expressão latina “hora sexta”, que no calendário romano correspondia à sexta hora a partir do início da manhã. “Fazer a sesta”, como muitos dizem, é dar uma breve cochilada no comecinho da tarde, geralmente após o almoço, e é encarado por várias pessoas como necessário para seguir produzindo no restante do dia.

Esse hábito gera benefícios para alguns, nem tanto para outros, e há quem acumule prejuízos. Confira os ganhos mais comuns:

  • Melhora do humor;
  • Aumento da vigilância;
  • Relaxamento;
  • Redução da fadiga;
  • Melhor memorização;
  • Melhor desempenho e reflexos mais rápidos.

As pessoas que se beneficiam deste período de breve sono costumam relatar que se sentem renovadas, bem dispostas e mais alertas. Porém, como já alertamos, nem todos reagem da mesma forma. Alguns ficam confusos, apresentam mal-estar após despertar e até certa irritabilidade. Também é correto afirmar que cochilos prolongados podem interferir no sono noturno, principalmente no caso de quem já sofre com algum tipo de insônia.

A necessidade extrema de tirar um cochilo após o almoço pode ser sinal de que alguma coisa está errada em seu organismo – sono noturno mal dormido ou algum tipo de privação de sono (como apneia), por exemplo. Como teste, tente cochilar após o almoço por 30 minutos, no máximo, e perceba como seu corpo e mente irão reagir no decorrer do dia e durante a noite de sono. Se o saldo for positivo, que tal incorporar esse hábito no seu dia a dia? Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>