A importância do sono para nosso raciocínio

Todas as atividades do seu dia dependem da noite anterior, sabia?

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago (EUA) impediu que onze pessoas, de 18 a 27 anos, dormissem mais de 4 horas durante 6 dias. O efeito foi assustador. No final desse período, o funcionamento do organismo delas era comparável ao de uma pessoa de mais de 60 anos, e os níveis de insulina eram semelhantes aos de portadores de diabetes.Enquanto ficamos na cama, uma espécie de exército de reconstrução atua recuperando as “baixas” acumuladas no período em que ficamos acordados. Isso prepara o corpo para a guerra do dia seguinte.Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida.

Ou seja: sem o devido descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes, além de malefícios como irritabilidade, alterações de humor, perda da memória recente, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, falta de atenção e dificuldade de concentração.

Por isso, é muito importante dormirmos bem, para acordarmos dispostos e realizar as atividades do dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>