Uma boa noite de sono contribui para uma boa memória

O sono, em suas 5 fases, interfere na regulação térmica do nosso cérebro, função essencial para o bom funcionamento da memória.

Fases 1 e 2 do Sono – Memória Motora.
Nas duas fases iniciais, o cérebro se encarrega de guardar informações relacionadas a atividades motoras (como tocar um instrumento, por exemplo).

Fases 3 e 4 do Sono – Memória Espacial.
Nestas fases, o sono é responsável pelo senso de direção. Você não conseguiria se locomover de um ponto a outro sem consultar um mapa sem a memória espacial.

Fase 5 (REM) – Memória Intelectual.
A 5ª fase do sono – REM (Rapid Eyes Moviment), a fase dos sonhos – é essencial para o aprendizado, onde o cérebro guarda as informações relativas às atividades intelectuais.
Além disso, durante o REM, as proteínas são sintetizadas em grande escala com o objetivo de manter ou expandir as redes de neurônios (principalmente os ligados à memória e ao aprendizado).

Nesse processo, o cérebro comanda a produção e a liberação de hormônios, como a melatonina e o próprio hormônio do crescimento – este garante ao indivíduo longevidade com maior jovialidade. E também regula os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>