Cada um no seu quartinho! Como fazer para que a criança durma na própria cama tranquilamente.

QuartinhoQual o momento certo para as crianças passarem a dormir no próprio quartinho? Essa é uma pergunta frequente para pais e mães. Afinal, é muito comum que os bebês se deitem com os adultos nos primeiros anos de vida, pois isso os acalma e ainda promove a qualidade de sono deles.

O desafio é que, com o passar do tempo, o que era para ser temporário passa a ser definitivo. Assim, a criança apenas consegue dormir na companhia dos pais.

Por ser tão importante, selecionamos os tópicos principais sobre esse assunto que vão ajudar na migração da criança para o próprio quarto:

  • A melhor hora para o bebê ter o próprio quarto

Não existe uma data certa. O mais indicado por especialistas é fazer essa mudança assim que os pais se sintam seguros em deixá-lo sozinho no berço. Aos poucos, tanto os adultos como a criança se acostumam com a situação. Entretanto, todos eles concordam que, quanto mais cedo isso acontecer, será melhor para todos.

  • Crianças acima de 4 anos dormindo com os pais não é o cenário mais recomendável

Se as crianças têm entre 4 e 5 anos e ainda querem dormir com os pais, é necessário entender as razões. Nessa idade, a maioria delas já está confiante e com cada vez mais independência. Por isso, se ainda não conseguem dormir sozinhas, é necessário fazer uma investigação psicológica e descobrir os motivos.

Os especialistas recomendam que os pais transformem os quartos dessas crianças em locais divertidos e bastante iluminados. Com o tempo, os pequenos começam a passar cada vez mais horas nesse ambiente – brincando e sem medo do escuro -, até o ponto em que eles estejam seguros o suficiente para passarem a noite inteira sem os pais.

  • A rotina ajuda as crianças

Repetir, todos os dias, certas atividades antes de ir para cama, ajuda a criança a entender qual é a hora de dormir e qual o momento de ficar com os pais. Faça com ela, no mesmo horário, tarefas como escovar os dentes, ler uma história e arrumar a cama. Assim, a criança já entende que é o momento certo para se deitar.

  • Quanto mais tranquilas, mais as crianças ficam no quarto

É comum as crianças terem medo do escuro ou sentir a falta dos pais. Por isso, é sempre recomendável criar uma decoração alegre no ambiente, com os brinquedos e bichos de pelúcia favoritos delas. Outra dica que funciona é colocar uma foto dos pais próximo à cama da criança.

 Evite a tentação de ceder a sua cama

Crianças têm pesadelos e podem ficar assustadas durante a noite. Quando isso acontece, é inevitável que procurem a cama dos pais. O recomendável nesses casos é acalmá-las, e logo em seguida levá-las novamente para a cama delas. Caso contrário, elas irão entender que quando isso acontecer o quarto dos pais estará sempre disponível nessas situações.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>