Dia Mundial da Amamentação e campanha doação de leite materno

ARTE-BLOG-AMAMENTACAO

 

Hoje é o Dia Mundial da Amamentação. Essa data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) com a finalidade de promover e fortalecer a prática da amamentação natural e de combater a desnutrição infantil. Além disso, a data possibilita a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno é um alimento completo e capaz de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. A amamentação é a forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outras substâncias importantes para que tenha um crescimento saudável.

Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Após o período de seis meses, outras substâncias podem ser oferecidas à criança. Vale salientar que vários estudos sugerem que crianças devem ser alimentadas com leite até, pelo menos, os dois ou três anos de idade.

Para as crianças que não podem ser alimentadas pelas mães, o Brasil conta com mais de 160 bancos de leite espalhados por todo o território nacional e uma campanha de incentivo chamada Doação de Leite Materno. A campanha do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano e o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, visa estimular a doação de leite materno e tem grande importância para as crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e que não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe.

Para entender a importância da doação, um pote de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo, por exemplo, do peso e da situação do bebê, até mesmo 1 ml já é o suficiente para nutri-lo a cada vez que ele for alimentado. É o caso da necessidade de um recém-nascido prematuro.

Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora. Basta ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação. Faça a diferença e ajude nessa causa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>