Aprenda a otimizar seu dia e seja amigo da sua mente.

BLOG_MINDFULLNESS_730x390px

 

É comum, com a correria do dia a dia, que as pessoas se percam em seus próprios pensamentos. Você deveria estar focado no trabalho, mas sua cabeça está nas férias do fim do ano, no próximo carnaval e até mesmo no que vai comer no almoço. Quem nunca teve dificuldade de ser concentrar para ler um livro? Prestar atenção no que seu amigo fala? É realmente difícil manter a mente atenta com uma vida tão cheia de afazeres.

Em um estudo publicado na revista Science, pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) apontam que em 46,9% do tempo não estamos prestando atenção no que fazemos. Nossa mente viaja. Os dados comprovam que somos mais alegres quando ações e pensamentos se alinham.

Conseguir estar 100% focado no momento presente é a proposta da meditação mindfulness. Essa espécie de treinamento visa trabalhar sua atenção com exercícios diários a fim de desenvolver a plena atenção e concentração para as atividades do dia a dia. Em outras palavras: sair do piloto automático que estamos acostumados.

Os benefícios do mindfulness

A meditação tem como principal objetivo dar mais foco e concentração a quem realiza a atividade. Os benefícios podem crescer consideravelmente de acordo com a prática. A tendência é que você se torne uma pessoa mais empática, compreensiva e concentrada, entre outras melhorias na qualidade de vida. Listamos alguns benefícios que você ganhará praticando mindfulness:

1 – Reduzirá o estresse

Vários estudos já demonstraram que a prática da mindfulness ajuda a diminuir a ansiedade, a depressão e o estresse. Uma pesquisa publicada na revista Health Psychology, em 2013, resultado do Projeto Samantha da Universidade da Califórnia, concluiu que concentrar-se no presente pode ajudar a baixar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse físico e emocional. O estudo sugere que o treinamento da mente para se concentrar no momento presente pode reduzir a propensão a remoer coisas do passado ou se preocupar com o futuro. Esses processos de pensamento têm sido associados à liberação de cortisol.

2 – Acaba com a insônia

Um estudo da Universidade de Utah descobriu que a prática da mindfulness não apenas ajuda a reduzir o estresse e a controlar a ansiedade, como também auxilia a dormir melhor. Segundo o autor deste estudo, Holly Roy, as pessoas praticantes de mindfulness têm mais controle sobre suas emoções e comportamentos durante o dia. Consequentemente, elas mostram uma menor ativação cortical cerebral à noite, o que contribui para a qualidade do sono.

3 – Protege o cérebro

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts concluíram que a meditação retarda o envelhecimento das células e o desenvolvimento de determinadas patologias associadas à velhice. Além disso, um outro estudo da Universidade de Oregon concluiu que a mindfulness pode alterar a estrutura neural do cérebro e proteger contra a doença mental.

4 – Desenvolve a inteligência emocional

Não é segredo que a prática da meditação nos ajudar a desenvolver a autoconsciência e o autoconhecimento, o que resulta em nossa evolução interna. Um estudo da Universidade de Toronto, em 2007, demonstrou que as pessoas que praticam mindfulness desenvolvem mais controle emocional do que as pessoas que ainda não estão em contato com a técnica.

5 – Melhora a criatividade

Você sabia que uma mente calma tem mais espaço para gerar novas ideias? Investigadores do Instituto do Cérebro e da Cognição da Universidade de Leiden, na Holanda, encontraram um aumento da criatividade nos praticantes habituais de mindfulness.

A prática

Ficou com vontade de tentar aí na sua casa? Você pode seguir algumas dicas e alinhar sua mente apenas ao momento presente. Vamos lá:

Encontre um lugar em que possa se sentar. De preferência, um espaço calmo, tranquilo e sem barulhos. Deixe o celular de lado e desligue a TV.

Não tenha pressa em, logo no início, já fazer 40 minutos de meditação. Se você está apenas começando, pode ser mais útil que primeiramente faça por um tempo mais curto, 5 ou 10 minutos.

Não existe posição certa ou errada. Apenas encontre alguma e certifique-se de que você está confortável e pode ficar assim por um tempo.

Sinta a sua respiração. Tente estar sempre atento a inspiração e expiração. Experimente a sensação de ter sua mente focada em, simplesmente, respirar.

Não se preocupe ou se culpe caso sua atenção saia da respiração. Inevitavelmente, em algum momento, seu pensamento estará voltado para boletos, problemas ou a nota vermelha que tirou. Quando perceber que sua mente divagou, não tem problema! Apenas volte a se concentrar na sua respiração.

Seja gentil consigo mesmo! Seu corpo e mente agradecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>