Tudo sobre a cafeína

Blog_Img_Cafeina
Patricia Davidson Haiat foi a primeira Nutricionista Funcional do Rio de Janeiro e uma das pioneiras no Brasil.
Patricia Davidson Haiat foi a primeira Nutricionista Funcional do Rio de Janeiro e uma das pioneiras no Brasil.

Segunda bebida mais consumida no mundo (perdendo apenas para água), o café é o queridinho de quem precisa acordar cedo e dar um up no dia. Isso porque para muitos uma boa xícara de expresso pela manhã fará toda diferença.

A cafeína atua como um estimulante no corpo, auxiliando na saúde cardiovascular, no combate ao envelhecimento precoce e na ativação do metabolismo. Por conta disso é uma ótima aliada para quem quer acelerar a perda de gordura, ter mais ânimo e energia. É considerada termogênica por inibir uma enzima que atua na formação da gordura corporal, além de estimular a atuação de quebra dessa mesma gordura.
Mas nem tudo são flores. Como ponto ponto negativo, cafeína em excesso pode provocar aumento de batimentos cardíacos, agitação e insônia. Por isso associar cafeína à estimulantes e termogênicos pode ser perigoso: acelerará o corpo em demasia, podendo provocar aumento do batimento cardíaco, falta de ar, dor de cabeça e insônia.
O recomendado é que se consuma no máximo 3 xícaras de café por dia, não passando muito desse número. Outra dica é interromper o consumo em torno de oito horas antes do horário de ir para a cama, para afastar qualquer prejudicação no seu sono.
A cafeína fica em torno de 6 horas no nosso organismo, e não é uma boa ideia deixar para ingerir o período da noite: os receptores de hormônios essenciais para o sono são “atrapalhados”, já que a substância atua diretamente no centro do controle do sono.
Para quem faz questão absoluta, a cafeína não é encontrada apenas no café, como pode parecer. Chá preto e chá verde também são da mesma família, embora em menor concentração.
Tá liberado se deixar levar pelo aroma apaixonante do café! Desde que seja com moderação. Não vale perder o sono por causa dos excessos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>