Benefícios da Corrida

condicionamento-fisico

A corrida é uma das atividades físicas mais completas e simples, que pode ser praticada a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter um bom par de tênis e muita disposição!

Algumas pessoas começam a correr e logo desistem por achar que o exercício não está dando resultados. Porém, a atividade física traz muitos ganhos que não conseguimos ver no espelho ou perceber na balança.
Ela proporciona, por exemplo, estar em contato com a natureza, fazer mais amigos, amenizar o estresse e ficar mais feliz.

Existem vários benefícios na corrida ou qualquer exercício intenso praticado regularmente, que valem mais que qualquer pílula que um médico possa prescrever.

O exercício se torna um estilo de vida ao longo do tempo e especialistas asseguram que este estilo de vida auxilia na melhora do condicionamento aeróbico.

Ajuda a perder peso

Correr ajuda a emagrecer, pois proporciona uma aceleração do metabolismo, que gera a queima de calorias. Devido ao aumento do metabolismo, mesmo após horas de exercício, seu organismo ainda estará queimando gorduras.

Reduz o colesterol no sangue
Esta vantagem é uma consequência do emagrecimento que a corrida oferece ao praticante. Este benefício está altamente relacionado com o próximo e surpreendente item.

Melhora a capacidade cardiovascular
Assim como a redução do colesterol, a corrida fortalece o miocárdio, auxilia no controle da hipertensão arterial e melhora a circulação sanguínea. Ao correr, você estará oferecendo ao seu organismo um aumento na quantidade de sangue e, como consequência, uma quantidade maior de nutrientes e oxigênio para as células. Prevenindo assim o risco de doenças cardíacas.

Previne e trata a osteoporose
A osteoporose é a perda da massa óssea, que geralmente está associada com a idade e com a deficiência de cálcio.
Com a corrida, há um estímulo à formação da massa óssea, prevenindo lesões. Isso acontece por ser um esporte de impacto.

Melhora a resistência muscular
Quando melhoramos a resistência muscular, estamos auxiliando o aumento da quantidade de contrações por um período maior, principalmente por movimentar quase todos os membros inferiores, como é o caso dos quadríceps, glúteos, panturrilha, entre outros.

Desenvolve a capacidade respiratória

Ajuda no fortalecimento do diafragma e dos músculos intercostais, fazendo com que a absorção do oxigênio pelos brônquios aconteça de melhor forma, controlando o ritmo de sua respiração.

Quem pode correr:
A corrida pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que tenha capacidade física e seja avaliada por um médico. E que a intensidade do esforço seja compatível com sua capacidade funcional.
Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.
É essencial que se façam exames antes da atividade física para identificar possíveis doenças ou limitações físicas que impeçam a prática da corrida.
Deve-se também investigar o estado nutricional do corredor, verificar se ele usa medicamentos e qual é o seu nível de condicionamento físico.

Iniciantes na corrida
O ideal para quem quer começar a correr é já estar executando algum tipo de atividade física, como por exemplo, a caminhada.

O início deve ser lento. Iniciar a atividade com caminhadas e depois de um tempo, passos mais rápidos e em seguida iniciar a corrida. Caso seu preparo físico não seja bom, corra no máximo durante 1 minuto. Em seguida volta para caminhada, descanse bem e volte a correr por mais 1 minuto.
Isso pode ser feito 3 vezes por semana durante 20 minutos. Após adquirir o hábito e quando seu condicionamento físico estiver melhor, você pode aumentar para 30 minutos ou, no máximo, 45 minutos. É importante acrescentar a musculação em algum dia da semana para fortalecer os músculos e tornar a corrida mais fácil.

Um bom descanso à noite é fundamental para aproveitar os benefícios da corrida. Exercitar o corpo proporciona um sono mais profundo e, consequentemente, mais reparador. Conheça a linha de colchões da Ortobom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>