Soninho dos bebês

blog_imagem_soninho-bebe

Lígia Coimbra é ex-cirurgiã dentista formada pela UNESP. É criadora do método Recém-Mamãe sono, autora do e-book "Sono de Anjo 2.0" e digital influencer. Mãe de 3 filhos, atua como Consultora de SOno de bebês ha quase dois anos. Palestrante online e presencial, costuma reunir nas suas aulas onilne e gratuitas semanais 7 mil mamães.
Lígia Coimbra é ex-cirurgiã dentista formada pela UNESP. É criadora do método Recém-Mamãe sono, autora do e-book “Sono de Anjo 2.0″ e digital influencer. Mãe de 3 filhos, atua como Consultora de SOno de bebês ha quase dois anos. Palestrante online e presencial, costuma reunir nas suas aulas onilne e gratuitas semanais 7 mil mamães.

Os pais podem sobreviver a esse momento tão complicado que é o sono do bebê de 0 a 2 anos. Se você tem um bebezinho aí na sua casa, certamente sabe do que estou falando! Mas por que o sono dos bebês é tão difícil?

Nesse comecinho da vida, os pequeninos têm o sono muito irregular devido às próprias características fisiológicas, como imaturidade neurológica, relógio biológico em formação e incapacidade de adormecer da mesma forma que os adultos fazem.

Os bebês precisam se alimentar em intervalos curtos para manter a nutrição e a hidratação. Eles ainda estão se adaptando a esse mundo tão diferente do lugar onde estavam até o nascimento e não sabem pegar no sono sozinhos: os pais precisam ensinar isso também, até que durmam uma noite inteira – o que leva quase 1 ano.

Como prevenção à Síndrome da Morte Súbita do Lactante, é recomendado que os bebês durmam no mesmo quarto que os pais até os 6 meses de vida – O que pode comprometer ainda mais o sono do casal. Esse momento é muito conturbado na noite do bebê e inevitavelmente traz consequências aos pais também.

Alguns dos danos causados pela privação:

-Baixa no sistema imunológico;
– Irritabilidade;
– Ganho de peso e acúmulo de gordura;
– Desregulação da pressão arterial;
– Dificuldade de concentração;
– Queda na produção do leite materno;
– Depressão;
– Comprometimento da memória;
– Ansiedade;
– Alteração de humor.

Para contornar essas consequências, algumas orientações importantes:

PARA AS MAMÃES
Dicas para a mamãe aproveitar o sono da melhor forma

– Descanse com seu bebê sempre que tiverem oportunidade. A casa, a bagunça, a roupa acumulada podem esperar mais um pouquinho.

– Enquanto o bebê faz a sonequinha dele no berço, escureça e silencie o ambiente e deite na sua cama. Durma mesmo, no seu colchão gostoso, no seu espaço. Dormir sentada ou em colchonetes no chão acabam com a sua coluna, que precisa estar forte para segurar, embalar, amamentar e acolher seu bebezinho.

– Peça e aceite ajuda! Não tenha vergonha ou pudor de aceitar que a sua mãe, sogra, amiga, prima, venham passar uma tarde com você, para que você descanse. Pense na sua saúde física e mental, pense na sua produção de leite. Umas horinhas de sono a mais nesse momento fazem milagre!

PARA OS PAPAIS
Dicas para os papais auxiliarem da melhor maneira o sono do bebê – e da mamãe

Não deixe de ajudar sua esposa, apesar do trabalho durante o dia todo e das preocupações e cobranças. Ela precisa ser acolhida física e emocionalmente para que consiga fazer o mesmo com o filho de vocês.

Formas de ajudar:

– Participe do momento do banho do bebê;

– Fique com o pequeno por um tempinho, para a mamãe tomar um banho mais longo, lavar o cabelo, fazer uma refeição quentinha;

– Se não for hora do bebê mamar, pegue-o no berço, embale, acolha e faça-o adormecer;

– Se for hora de mamar, traga o bebê para a sua esposa. Coloque-o para arrotar após a amamentação e leve-o para o berço.
– Se estiver chegando em seu limite, combine com a sua esposa e durma uma noite toda em outro ambiente. Faça isso eventualmente. O cansaço precisa ir sendo dosado e revezado na medida do possível.

Não deixe que o cansaço e a exaustão tirem a alegria e a beleza desse momento único que é a chegada do bebê. Esse clima de parceria é fundamental para a sua família e fará toda a diferença para vocês. Não subestime a importância de descansar nesse momento, combinado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>