Má qualidade do sono também afeta a saúde dos dentes. Saiba como.

Topo blog_DENTISTA

O sono é um dos momentos mais importantes do seu dia, pois repõe as energias, revigora o corpo e a mente e prepara para uma nova jornada. É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, realiza a regulação dos hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.

Sabemos que noites mal dormidas afetam a saúde, disposição e qualidade de vida, por isso é tão importante dar atenção aos problemas relacionados desde a infância até a velhice. Uma pesquisa realizada pelo Instituto do Sono de São Paulo em 2017 revelou que 69% da população brasileira sofre com distúrbios do sono, como a apneia e o bruxismo, que lideram a lista de queixas, impedindo o descanso necessário durante a noite.

Apneia do sono e o cansaço diurno

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) consiste em uma série de breves interrupções na respiração que levam a micro despertares, sem que o indivíduo tenha consciência disso. Quem tem apneia não consegue relaxar durante a noite e pode apresentar dores de cabeça, sonolência diurna, irritabilidade, queda de rendimento no trabalho, problemas de memória, risco de infarto, hipertensão e diabetes. Popularmente conhecida como ronco, a SAOS pode se tornar um grande problema familiar e social, que em muitos casos leva ao isolamento e consequentemente pode desencadear problemas emocionais como a depressão ou ansiedade.

Bruxismo e o desgaste nos dentes

Já o bruxismo caracteriza-se pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária. Esta condição não chega a incomodar tanto quem dorme do lado quanto a apneia, mas afeta profundamente a saúde, pois provoca desgaste nos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, além de dores de cabeça constantes. Na maioria das vezes, a causa do problema é emocional e pode acontecer desde a infância até a fase idosa.

Diagnóstico no consultório

Uma dica importante é que na maioria dos casos, o cirurgião dentista pode diagnosticar e tratar estas condições, contando com diversos tratamentos. Para o distúrbios do sono, existem os aparelhos intra-orais de protrusão mandibular, dispositivo conhecido como ¨Aparelho do Ronco¨(utilizado para aumentar a tensão da parede da faringe e promover o avanço da base da língua). Já no caso do bruxismo, existem as placas miorrelaxantes e, para casos mais graves, intervenções ortodônticas-ortopédicas faciais ou cirurgia ortognática podem ser necessárias.

A escolha do caminho a ser seguido varia de acordo com a complexidade de cada caso. E quem define o tratamento a ser seguido é o dentista, que fará uma avaliação e investigação criteriosa multidisciplinar da saúde geral de cada paciente, com exames bem específicos.

Agora você já sabe que as visitas regulares ao dentista não são só para garantir uma boca saudável e um belo sorriso. Com a ajuda de um especialista, você também pode avaliar a qualidade do seu sono e encontrar a solução para noites de sono melhores.

Dr. Veit

Clínica Dr. Veit Odontologia & Saúde

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>