Outubro Rosa: uma campanha de todos nós

De acordo com os dados recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que cerca de 60.000 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil por ano. A cada 100 mil mulheres, cerca de 50 desenvolvem a doença. Porém, quando detectado precocemente, o câncer de mama tem cura em 90% dos casos! É neste ponto que o Outubro Rosa tem cumprido o seu papel. Durante todo o mês de outubro, devemos unir forças para ajudar a campanha mundial de conscientização do câncer de mama.

Mais do que levantar dados, a campanha visa garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, através de prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

A mamografia é a melhor forma de prevenção, mas o autoexame preventivo também ajuda detectar a doença.

Confira, nas imagens abaixo, como fazer o autoexame preventivo:
01Primeiro, levante o braço esquerdo, colocando a mão para trás da cabeça.

Com a mão direita, apalpe cuidadosamente a mama esquerda, fazendo movimentos circulares.

2

Ainda com a mão direita sobre a mama esquerda, faça movimentos convergentes (de fora para o centro) na direção dos mamilos.

 

03

Com a mão direita sobre a mama esquerda, faça movimentos para cima e para baixo.

 

 

4Por fim, com a mão direita, pressione o mamilo esquerdo suavemente e observe se sairá alguma secreção.

 

Repita todos os processos anteriores na mama direita.

A palpação deve ser feita com os dedos das mãos juntos e esticados, com os movimentos acima em toda a mama, indo em direção às axilas.

Nós da Ortobom, entendemos e valorizamos a importância do Outubro Rosa, por isso apoiamos essa ação. Junte-se à causa e ajude mais mulheres a terem essa consciência!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>