Sono: quantidade ou qualidade?

blog_imagem_DormirBem

Quantas horas devemos dormir por dia? Não existe uma resposta certa, nem um padrão universal. Cada indivíduo precisa de uma quantidade específica de tempo de repouso para manter-se disposto e saudável.

Em média, adultos precisam de 7 horas e meia de sono. Bebês dormem até 18 horas por dia, e adolescentes dormem 9 horas e meia, a maior parte em sono profundo. Já os idosos exigem apenas 6 horas por noite. Mas essas são médias, e nem todo mundo precisa dessas quantidades específicas de repouso.

Quando se avalia a qualidade do repouso, é importante lembrar que, ao dormirmos, passamos por diversas fases do sono, cada uma com um papel. Por isso, seis horas de sono profundo valem mais que oito horas de sono leve e interrompido. Pais de bebês ou crianças pequenas sabem bem do que estamos falando.

Por isso a importância de se ter um ritual para dormir, da escolha do colchão e travesseiros adequados, e de se ambientar o quarto para ajudar no sono: sem luz, barulhos e, importante, sem o apitar das notificações do celular.

Respeitados esses requisitos para um bom sono, vale a pena fazer experiências para descobrir a quantidade de horas que seu corpo pede em sua fase atual de vida. Uma delas consiste em acordar diariamente na mesma hora, mesmo que durma em horários diferentes. Tome nota das horas dormidas na noite e de como acordou. Depois de alguns dias, descubrirá quais as durações de sono que lhe deixaram mais disposto no dia seguinte. Nem mais, nem menos.

Você conhece o seu próprio relógio do sono? De quantas horas precisa por noite?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>